Curso de Pastores – Região Espírito Santo, Minas Gerais e Sul da Bahia

Entre os dias 18 e 21 de setembro aconteceu novamente  o Curso dos Pastores da Região Sudeste (na verdade, Espírito Santo, Minas  Gerais e  Sul da  Bahia,  mas  este  é o nome tradicionalmente usado).

O curso deste ano contou com a  presença do professor Dr. Frederico Pieper. E teve como tema: “Reforma: passado ou presente?”. O Dr. Frederico é graduado em Teologia (EST-ICSP), História (USP) e Filosofia (USP). Mestre e doutor em Ciências da Religião (UMESP).  Doutor  em Filosofia (USP). Professor  no  Departamento  de  Ciência  da  Religião  da Universidade Federal de Juiz  de Fora (UFJF).

Dr. Frederico trouxe uma perspectiva muito criativa e peculiar sobre os estudos da Reforma. Não nos trouxe a repetição de formas já clarificadas e estabelecidas da teologia de Lutero, mas como sua formação é, além de Teólogo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, também doutorado em História e Filosofia, nos trouxe uma tentativa de “entrar na mente de Lutero”. Isto, feito a partir do conhecimento histórico e de artes que cercavam o reformador.

Com esta perspectiva, fomos desafiados a encontrar respostas “luteranas” para os problemas de hoje. Assim como Lutero fez em sua época. Foi realmente desafiador tentar cumprir este propósito, mas em um curso muito bem planejado e executado, chegamos ao último dia do curso com a sensação de que, se não conseguimos plenamente entrar na mente de Lutero, pelo menos tivemos uma ideia melhor de como era sua vida, época e o porquê de alguns respostas em sua teologia.

Participaram do curso 70 pastores de toda a região. Foram momentos de crescimento na fé, no conhecimento e na comunhão. O local foi o “Parajú Paradise”, em Domingos Martins, ES. Que oferece boa estrutura para este tipo de evento.

Ainda tiveram oportunidade de falar no curso o presidente da LLLB-Sudeste, Juliano Belz, que dirigiu o momento devocional da terça-feira, para os pastores e foi a primeira vez (a menos que a memória falhe) que um leigo dirigiu este momento aos pastores. E logo após o momento devocional, teve a oportunidade de falar do trabalho da LLLB-Sudeste, que, inclusive, neste ano ajudou a custear parte das despesas com o professor, barateando o curso para os pastores e suas paróquias. E, com isso, damos implementação ao plano do CFM de auxiliar a formação e preparação de nossos pastores.

Também como convidado, tivemos devocional do pastor Adelmar Munieweg, pastor da Hora Luterana, que na quarta pela manhã, dirigiu o momento devocional e falou também do trabalho da Hora Luterana, sempre parceira da igreja na produção e divulgação de material missionário.

O curso é organizado pelo pastor Jarbas Hoffimann, hoje em Nova Venécia, ES, como pastor da Congregação Castelo Forte. E para o ano que vem já estamos buscando professores e temas.

Na tarde de quarta-feira, os pastores todos se dirigiram a Domingos Martins para um momento muito marcante com a família do pastor Roberto Couto. O pastor perdeu seu filho e futura nora em um trágico acidente. Ambos foram carbonizados e até naquela quarta-feira (20/09) ainda não tinha sido possível terminar a identificação dos corpos para os devidos funerais.

Assim, os pastores deixaram um pouquinho seu curso e foram ter este momento com o colega e irmão na fé e sua esposa. Todos nos confortamos na certeza da ressurreição em Cristo Jesus.

Quanto ao curso, esperamos já o próximo, previsto para setembro de 2018, ainda sem lugar definido, mas entre os dias 17 e 20.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


+ cinco = 14