TERCEIRA CARTA AOS LEIGOS DA IELB

    TERCEIRA CARTA AOS LEIGOS DA IELB      

Irmãos e irmãs da IELB, leiam com carinho e atenção está nossa mensagem e que Deus toque vossos corações no entendimento da mensagem que queremos passar.

“Bem vindos irmãos e irmãs ao XXII CONGRESSO NACIONAL DA LIGA DE LEIGOS LUTERANOS DO BRASIL, estamos em Pelotas, sul do Rio Grande do Sul. Que bom termos vocês todos aqui, para juntos louvarmos a Deus, testemunharmos nossa fé recebida através do Espírito Santo, Deus Consolador. Bem vindos a terra onde começou nossa igreja, através da persistência de um grupo de imigrantes prussianos que aqui tinham se estabelecido, e pelo espírito missionário de um Sínodo Luterano do outro extremo da América. Deste encontro de um pastor e de um leigo, herdamos esta igreja que hoje, espiritualmente mantém-nos fiéis, graças a manutenção por este mesmo Deus Espírito Santo e que com muita responsabilidade humana precisamos administrá-la.

Graças a tudo isto que Deus proporcionou, em seus desígnios nem sempre por nós entendidos, também somos herdeiros da reforma da igreja, quando esta palavra sagrada foi reconduzida a sua verdade, por aquilo que chamamos de Reforma Luterana, em alusão a Martinho Lutero. História muito bem conhecida por todos nós, cujo principal autor nem aceitava o uso de seu nome a identificar a quem o ouvia e seguia, mas sim, somos todos filhos de Deus Pai, Criador, herdeiros da salvação oferecida e paga por Deus Filho Cristo Redentor, e mantidos por Deus Espírito Santo. Não três deuses mas um só. Consolo e certeza para nós, loucura para os que se perdem.

Ouvir, meditar, aprender: queremos lembrar das redescobertas de Lutero, onde encontrou o consolo para sua angústia e desespero de pecador. Justificação por fé. Também ouvir aquilo que Deus tem preparado para nós e de nós espera, apoiados pelo Espírito Santo, Deus Consolador, que Ele nos enviou para nos acompanhar até sua próxima vinda. Pastor Erni e Pastor Tardeli foram os convidados para nos trazer a palavra. Queremos escutar a experiência do Pastor Benjamim sobre como trabalhar como leigos na igreja e a mensagem do Pastor Egon Kopereck sobre esta herança bendita.

Além disso precisamos confraternizar, conversar, abraçar, amigos, irmãos, num sentimento de amizade, fraternidade e isto é agradável a Deus. Esta será uma grande oportunidade.  Aqui estamos, entusiasmados e esperançosos, de, como hospedeiros de todos irmãos em nosso pedaço de chão que Deus nos deu para administrar, felizes e já saudosos, pois temos certeza que levarão muitas e saborosas lembranças. Valerá muito, mesmo com algumas dificuldades e mazelas que podem acontecer, mais vale um abraço suado, um sorriso molhado, um encontro feliz talvez com chuva e frio, mas com o coração aquecido pelo amor que nos une, pelo amor que ele teve primeiro por todos nós. Queremos olhar bem nos olhos de cada congressista e dizer, ‘muito obrigado por estares aqui e muito prazer em recebê-lo em nossa casa’. 

Ao ires embora, no final do encontro, talvez com algum cansaço físico, algumas roupas molhadas, algum barro no sapato, mas temos certeza, com o espirito renovado, feliz e exultante. E lembrarão destes momentos todos com alegria e saudade, e revendo as fotos lembrarão com carinho destes momentos. Deus isto nos proporciona, não duvide disto.”

Que ao ler esta carta, a terceira na contagem regressiva, tenho certeza que muitos irmãos que ainda não decidiram pela vinda ao congresso mudarão de ideia, sim, ainda é possível, e estamos aqui para ajudá-los. Certamente quem prefere mais conforto e turismo secular, não pelo custo, mas pelo agrado a si, bem, este estará sendo agraciado em muitos outros momentos da vida, mas perderá esta oportunidade única. Um congresso para quem quer vir, para isto estamos trabalhando e esperamos vocês. Desde já um grande e fraternal abraço de quem hoje Deus permite ser Diretoria Nacional da LLLB para servir na sua igreja. Até agosto, aqui em Pelotas.

Samuel Antonio Neugebauer, Presidente

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


1 + = quatro