QUARTA CARTA DA PRESIDÊNCIA AOS LEIGOS DA LLLB

Olá irmãos leigos, irmãs servas e jovens, falo aqui em nome da Liga de Leigos Luteranos do Brasil.

Que a paz de Deus esteja com todos vocês.

Nosso congresso será em Pelotas, sul do Rio Grande do Sul, no período de 17 a 20 de agosto deste ano.

Estamos preparando com todo cuidado, dedicação e amor, para que este congresso alcance com êxito seu objetivo, não para nossa satisfação, mas para o engrandecimento e louvor a nosso Deus.

2017 representa para todos nós luteranos um ano festivo pelas comemorações dos 500 anos da Reforma, todos nós sabemos sua importância. Mas em especial para os leigos, representa a oportunidade de transformarmos nosso congresso em parte destas comemorações.

Por quê Pelotas? Não vamos recapitular aqui toda história do início da IELB, lá no passado de 1900, mas vamos lembrar que ainda temos aqui toda esta história viva e bem presente.

Colônia São Pedro, hoje município de Morro Redondo, onde August Gowert recebeu o pastor Broders, na Congregação São João, congregação que se formou pela manutenção na fé de um grupo de colonos imigrantes e que aceitou este pastor como representante de um sínodo luterano confessional verdadeiro e que se mantém ativa até hoje. Ali nasceu a IELB.

Aqui temos o histórico templo, junto com parte do prédio onde habitaram alguns pastores, o cemitério onde está sepultado August Gowert e outros irmãos que fazem parte desta história, tudo isto estaremos visitando, celebrando, louvando e agradecendo a Deus.

Para quem ainda não conhece este local, será uma grande e imperdível oportunidade, a pequena, mas ativa Congregação São João está feliz em receber todos os congressistas.

Precisa outro motivo para estar juntos neste congresso?!

A realização aqui em Pelotas nos traz problemas de logística, pois não temos um espaço onde poderíamos acolher todo o congresso, com todas as atividades do evento, inclusive a hospedagem. Mas nos perguntamos, e transferimos esta pergunta todos: não vale a pena alguma dificuldade a mais para podermos nos reunir e celebrar tais eventos juntos, unidos, em locais tão importantes para nossa igreja no Brasil?

Temos certeza que sim e quem conosco participar, jamais esquecerá.

Nossa programação, começará na quinta à noite com um momento especial com liturgia das vésperas e cerimônia civil de abertura do congresso.

Na sexta de manhã, destacamos a palestra do pastor Erni Seibert, “A justificação pela fé”. No sábado de manhã, a palestra do pastor Tardelli, sob o tema “Santificação”.

Este tema bíblico para estudo e palestras, obviamente escolhido, tem tudo a ver com nosso ano festivo. Lembrar da reforma e estudar aquilo que ela representou na divulgação da doutrina da cruz e do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Nas tardes de sexta e sábado serão realizados momentos de encontro na Colônia São Pedro, junto a congregação São João, com a participação muito especial de nosso pastor presidente Egon Kopereck, nascido nesta localidade.

Para estas tardes também sugerimos cinco outras opções:

– City Tour: em Pelotas, cidade histórica e que nós luteranos fizemos parte.

– No mesmo local do congresso, exibição de filmes relacionados a reforma e a vida do reformador.

– Outra sugestão, uma a visitação a Congregação São João de Bom Jesus, interior de São Lourenço do Sul, onde foi fundado nosso Seminário em 1903. Lá existe um pequeno museu, sediado no prédio que serviu de residência ao pastor Hartmaister, professor e primeiro diretor. A congregação estará lá para recepcionar os visitantes.

Lembrando que este museu surgiu a partir das comemorações dos 100 anos do Seminário em conjunto com o XVI Congresso da LLLB em 2003.

Outras opções:

– conhecer a também histórica cidade de Rio Grande e a praia do Cassino, maior praia do mundo em extensão.

– ou ainda visitar a fronteira do Brasil com o Uruguai, distante 130 km de Pelotas e que possui vários free shop para quem gosta de compras.

As noites de nosso congresso serão preenchidas com grandes e importantes atividades, não poderia ser diferente. Teremos um momento especial de mensagem do pastor Benjamim Jandt, primeiro conselheiro da LLLB, e que representa para todos os leigos nosso mais ilustre líder, pela sua perseverança e dedicação a pregação de Jesus Cristo a todos e sua sempre atenção ao trabalho leigo na igreja.

A apresentação do Coral Masculino do Seminário Concórdia, numa “cantata” especialmente preparada para este momento e dirigida pelo pastor Raul Blum, certamente um momento que muitos sempre esperam nos nossos congressos, a participação de nosso Seminário.

Estamos programando a apresentação de um vocal misto, oriundo da Congregação de Manoel do Rego, interior de Canguçu. Quando teremos oportunidade de relembrar e entender mais um capítulo da nossa história, da IELB, dos luteranos no Brasil, por ser esta congregação formada em 1927  para missão com os negros, e até hoje se mantém ativa  e de onde procedeu nosso primeiro pastor negro, Rev. João Alves.

Como programação artística ainda teremos o grupo Circense Tholl, originário aqui de Pelotas e conhecido em todo Brasil, com o espetáculo “Imagem e sonho Tholl 15 anos”.

No culto de domingo, estamos esperando um número incalculável de irmãos e irmãs para este momento grandioso de louvor a Deus e testemunho. JUNTOS SOMOS MAIS. Este será um marco de comemoração dos 500 anos de reforma aqui no sul do Rio Grande do Sul.

Junto a estas atividades ainda teremos:

– Museu da Bíblia, museu itinerante da Sociedade Bíblica do Brasil.

– Exposição dos 100 anos do Mensageiro Luterano, nossa revista oficial da Editora Concórdia.

– Exposição da Hora Luterana, 70 anos de atividades no Brasil e 100 anos de fundação nos EUA.

Mais atividades? Certamente existirão, entre elas, nas refeições: comidas típicas, churrasco, carreteiro. Erva mate grátis para o seu chimarrão, a confraternização entre irmãos, entre outras.

Um último recado, sobre os custos do congresso: Queremos convidar a todos para conhecerem a realidade dos eventos da igreja e seus custos, e desafiamos a nos mostrarem, nos custos de nosso congresso, algo exagerado e caro, e lembrando ainda que poderá ser pago parceladamente.

Nós trabalhamos muito para oferecer e estamos conseguindo oferecer um congresso cheio de atrativos e com o menor custo dos últimos tempos. Custos existem? Óbvio, temos despesas, mas pesquisem e comparem com outras atividades, pois com R$ 450,00 um leigo e R$ 700,00 um casal poderá participar do congresso. Se não pelas atividades, somente na matemática dos valores. Não teve evento custo inferior na igreja.

Estamos preparando um congresso, em todos os sentidos, até mesmo econômico, não somente para aqueles que podem, mas para também os que querem. Quem quer constrói alternativas, quem não quer arruma desculpas.

Divulguem, falem com as pessoas, entre em contato conosco, estaremos prontos para vos ajudar. Queremos todos aqui em Pelotas a partir de 17 de agosto.

Pesquisem e estimulem todos a conhecer, através de todas as maneiras possíveis, o que deverá ser nosso congresso. Todas as informações estão no site www.lllb.org.br

Lideranças e pastores, contamos com vocês!

Com a graça de Deus estaremos todos aqui para louvar e agradecer, para confraternizar e comemorar, temos certeza que será único e inesquecível.

Até a próxima, pela Diretoria Nacional da LLLB,

Um abraço,

Samuel Antonio Neugebauer

Presidente da LLLB

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


3 − = um